segunda-feira, 6 de abril de 2009

Primeiro Post Off-Topic

Sempre disse para mim mesmo que isto seria um espaço para se falar de The Mars Volta, para discutir a música que eles fazem, dar-vos notícias compiladas num único espaço, não gostando de entrar em coisas mais cor-de-rosa. Acho que o objectivo está a ser cumprido. Mas há uma situação que é, no meu entender, demasiado grave para passar ao lado de qualquer sítio onde se fale e se goste de música. E é isto:

"É com revolta e frustração que vos informamos que uma tal organização prevista na lei e que se auto denomina como protectora dos direitos de autor exigiu licenças para os próximos concertos da Amplificasom. Não somos incumpridores, não queremos o mundo à nossa maneira, mas a partir do momento em que uma licença para um concerto custa mais do que o cachet da banda então é porque algo está errado e devia ser revisto. Essa tal organização privada tem uma maneira de trabalhar bastante duvidosa e apesar de ser contestada por muitos não há maneira de os fazer parar." in Amplificasom

Aqui fala-se da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e das limitações impostas ao pessoal da Amplificasom - enormes responsáveis pela dinamização da música no Porto e por consequência em Portugal. A vergonha das vergonhas não é tanto o pagar este tipo de licenças (embora também o seja), mas principalmente o rumo que esse dinheiro vai ter: SPA. Não artistas, SPA. Para lhes pagar a roupa e a comida. Transcrevo agora um parágrafo: "Um documento subscrito pelos cineastas José Fonseca e Costa, António Pedro Vasconcelos, Jorge Queiroga e Rogério Ceitil – que abaixo transcrevemos na íntegra – questiona a gestão da actual direcção da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), afirmando que “os direitos de autor já cobrados e ainda não pagos (...) atingem o montante de 41,2 milhões de euros” ". in Publico.pt

Posto tudo isto, declaro-me totalmente chocado e completamente compreensivo para a traição que as pessoas da Amplificasom dizem sentir. Há uma petição que podem assinar, leiam, pensem e vamos ver se se muda alguma coisa em Portugal.

4 comentários:

Miguel Penetra disse...

É uma vergonha o que acontece em Portugal e também no resto do mundo. Não estou muito por dentro do assunto mas em todo o lado há sempre a alguém que tenta lucrar a seu favor com o trabalho dos outros. Depois admiram-se que as pessoas não comprem CD's.

Anônimo disse...

"Imagination is more important than knowledge." - Albert Einstein !



what is the point of this quote ?

Anônimo disse...

"Great spirits have always found violent opposition from mediocrities. The latter cannot understand it when a man does not thoughtlessly submit to hereditary prejudices but honestly and courageously uses his intelligence." - Albert Einstein !



what is the point of this quote ?

Anônimo disse...

[color=#99aadd]

"Whoever undertakes to set himself up as a judge of Truth and Knowledge is shipwrecked by the laughter of the gods." [url=http://www.viagra0.com/]-[/url] Albert Einstein !
[/color]
Why he said that ? stupid Einstein!