domingo, 25 de novembro de 2007

The Mars Volta - Pequena História

Antes de mais, é necessária uma pequena apresentação da banda em questão.

Os The Mars Volta são uma parceria musical entre Omar Rodriguez-Lopez (guitarrista/compositor/líder) e Cedric Bixler-Zavala (letras/vocalista), criada em 2001. O seu primeiro trabalho lançado pela banda foi o Tremulant EP, em Abril de 2002, com o selo da editora Gold Standard Laboratories.

De seguida foi lançado o primeiro álbum de longa duração da banda, de seu nome De-Loused In The Comatorium, em Junho de 2003. Este é um álbum conceptual, contando a história de Julio Venegas, mentor de Omar e Cedric nos seus tempos de El Paso.

Em Março de 2005, os The Mars Volta lançam o seu segundo álbum de longa duração, intitulado Frances The Mute. Este álbum, também ele conceptual, não é uma sequela de De-Loused In The Comatorium. O seu enredo foi inspirado nuns cadernos de um autor anónimo, encontrados por Jeremy Ward, entretanto falecido devido a uma alegada overdose. O álbum serve também de homenagem a Ward.

O seu último álbum é o único que não obedece a uma narrativa linear, sendo antes uma mistura de várias histórias, memórias, pessoas. O processo de criação mantém-se, no entanto, inalterável: Omar a compor, Cedric a escrever. O álbum saiu em Setembro de 2006.

Actualmente a banda está a aguardar o lançamento do álbum The Bedlam In Goliath, com saída prevista para dia 29 de Janeiro de 2007.

Nenhum comentário: